Cultura

Museu Maçónico visitado a 23 de janeiro

Cinco dezenas de sócios tiveram oportunidade de visitar o museu, pertença do Grande Oriente Lusitano

À medida que íamos chegando à rua do Grémio Lusitano, a porta ia abrindo para nos acolher, tal como se faz quando convidamos um grupo de amigos para nossa casa, pois não vamos deixá-los à porta da rua, à conversa entre si.

A visita, que supostamente era para levar hora e meia, estendeu-se por três horas. Não foi pelo facto deste ser demasiado grande, mas tão só porque o interesse dos sócios pela temática da Maçonaria levou-os  a fazer muitas perguntas sobre a forma de funcionamento da organização.

Com enorme simpatia, os guias fizeram-nos um historial do nascimento da mesma, e do modo de funcionamento, bem como dos seus rituais e simbologia destes ritos. No denominado "Templo" tivemos uma detalhada explicação do cerimonial de acreditação de novos "irmãos".

No museu estão expostos muitos dos objetos usados nos rituais, por figuras conhecidas da sociedade portuguesa, que foram, ou são, membros do Grande Oriente Lusitano, assim como quadros com a fotografia de todos os Grão-Mestres até ao presente. Existe também um número considerável de livros e documentos alusivos ao assunto.

E, no final, os sócios transmitiram ao responsável pelo grupo satisfação por o Clube ter organizado esta visita. Registamos com agrado, mas só se conseguem estes resultados com o interesse que os sócios sempre demonstram, assim que abrem as inscrições para as visitas.

Publicado em 25/01/2016