Cultura

Exposição de Amadeu de Souza-Cardoso

Retrospetiva da obra do artista onde são mostrados quadros que hoje fazem parte de coleções particulares e de museus

A exposição dedicada ao pintor Amadeo de Souza-Cardoso, que está a decorrer no Museu de Arte Contemporânea, em Lisboa, foi visitada por dois grupos de sócios. Um grupo foi na sexta-feira (17 de fevereiro), tendo no sábado (18) ido outro. É uma retrospetiva da obra do artista onde são mostrados quadros que hoje fazem parte de coleções particulares e de museus, como é o caso do Museu Gulbenkian.

Ouvimos contar a história da primeira exposição que o artista fez e de como este foi mal recebido tendo inclusive sido "socado" por um dos visitantes que achou aqueles quadros um insulto à sanidade mental das pessoas. Mas os tempos eram outros e hoje as obras do artista, que morreu muito jovem, são uma mais-valia para os museus, e não só, que as possuem.

Os nossos guias conduziram-nos pelas salas onde as peças estão em exposição e foram-nos explicando pormenores que o artista explorou na sua criatividade. Finda a visita, a esta exposição, os nossos associados puderam dirigir-se às restantes salas do museu, outrora Convento de São Francisco, e ver as restantes obras ali expostas.

Naturalmente que o quadro de Columbano, com o Grupo do Leão, é sempre um dos que mais chama à atenção. Mas olhar e ver que outrora ali existiu uma fábrica de pão também tem o seu interesse.

Aceda aqui a mais fotos.

Publicado em 22/02/2017