Clube Millenniumbcp
Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Visita guiada à Casa dos Patudos em Alpiarça


Aproveitando uma deslocação à zona de Alpiarça, para uma caminhada, as cinco dezenas de Associados visitaram esta casa-museu


Porque éramos muitos, foram criados dois grupos, cada qual com o seu guia, para assim circularmos mais à vontade nas salas da casa-museu.

Construída numa propriedade de mais de duzentos hectares, é uma casa senhorial, projetada pelo arquiteto Raul Lino, para o proprietário que foi José Relvas.

Relvas, e a família, eram pessoas de grande cultura, para a época, e que tinham por amigos figuras como Columbano, Bordalo e outros. Nesta casa são muitas as obras destes artistas, que ali estão expostas, sendo que, ao visitante, as cerâmicas de Bordalo, pela sua quantidade, volume e qualidade, prendem de imediato o olhar. Mas também Silva Porto é um dos artistas de quem Relvas colecionou muitas pinturas, ao ponto de existir, naquela casa, uma sala dedicada, em exclusivo, a este pintor.

O mobiliário é de grande qualidade artística, bem como a tapeçaria, e a diversa cerâmica, para além da de Bordalo, que foi colecionada, pelo casal, e ali está em exposição, para que o público a possa admirar.

Quando do falecimento do casal Relvas estes não tinham herdeiros pois os filhos que haviam tido já eram falecidos. Nestas circunstâncias doarem os seus bens à autarquia que, seguindo o testamento deixado, além da casa onde viviam passar a ser doravante um museu, também foi criado, com os valores doados, um centro de apoio social.

A cozinha desta casa é por si também um espaço cheio de arte, conforme pode ser visto nas fotos que tirámos. Outras fotos não foi possível fazer pois não é autorizado fotografar no interior dedicado ao espaço museológico.

E para ver as fotos tiradas, clique aqui.

Publicado em 07/05/2018