Cultura

Clube Millennium bcp visitou os museus do Fuzileiro e da Música Mecânica

No sábado, dia 28 de setembro, partimos de Lisboa rumo a Vale do Zebro, na margem sul do Tejo...

Onde hoje é a Escola dos Fuzileiros foi, outrora, o local onde era cozido o biscoito para seguir nas naus e alimentar os marinheiros. E é neste espaço, do biscoito, que está o Museu do Fuzileiro. Guiou-nos o Cabo-Mor Pinto. Foi um simpático guia pois, com o sua bem humorada apresentação, "arrancou-nos" boas gargalhadas.

Almoçámos com os fuzileiros. Uma refeição algo espartana mas, compreende-se, marinheiro não pode ser gordo. Para alguns sócios, já reformados, que por ali tinham feito a recruta, foi, certamente, um recordar de tempos passados.

De Vale do Zebro seguimos para o Museu da Música Mecânica, que fica um pouco depois da estação dos comboios de Venda do Alcaide. Este museu é o resultado duma paixão do Sr. Luís Cangueiro e da família. Reúne uma coleção de peças muito curiosas e que são exemplos do que foi a pré-gravação dos sons. Guiou-nos o seu mentor, que nos fez uma demonstração de como funcionavam aquelas "gloriosas máquinas" da época.

No final da visita fomos ouvir as canções que uns jovens cantaram no auditório do museu. Lotámos a sala, o que terá sido reconfortante para eles, pois "artista" fica cheio de vigor quando vê a sala repleta de público.

O Clube Millennium bcp assume o compromisso de, oportunamente, repetir este programa... desde que a Marinha nos possa receber. E ficam as fotos que os sócios quiseram partilhar (clique aqui).

Publicado em 30/09/2019