Cultura

Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Será agendada, oportunamente, uma nova visita guiada a este espaço museológico da cidade de Lisboa

Dia seis de outubro, dez da manhã, já alguns dos sócios que iam participar na visita estavam a tirar as primeiras fotos à "Casa-Museu", que outrora foi mandada construir pelo pintor José Malhoa para sua residência e atelier de pintura.

Esta casa foi adquirida, anos mais tarde, pelo médico Anastácio Gonçalves que, sendo um apaixonado pelo colecionismo, reuniu um vasto espólio de obras de arte as quais deixou em testamento para que ali fossem mantidas e mostradas ao público. E, foi para as ver, que os associados ali se deslocaram.

Para nos guiar recebeu-nos a diretora daquela "Casa-Museu", a Dra. Ana Mantua, o que foi um privilégio sermos guiados por quem conhece tão bem aquele acervo de arte. No seu conjunto é de realçar a porcelana chinesa, a muita pintura do "grupo do Leão", assim como algum mobiliário.

Foi um pequeno grupo que pode participar, pois o espaço é apertado o que dificulta a presença, em simultâneo, de muitas pessoas. Mas o Clube, oportunamente, agendará para ali outra visita.

E para ficarem com uma ideia do que pode ser visto é verem as fotos que tirámos (clique aqui).

Publicado em 08/10/2019 (atualizado em 09/10/2019)