Cultura

Clube realiza segunda visita ao Palácio Nacional da Ajuda

Fomos uma vez mais recebidos por "Sua Alteza a Rainha Dona Maria Pia de Saboia" em Lisboa

A nossa anfitriã "Sua Alteza a Rainha Dona Maria Pia de Saboia" recebeu-nos a 29 de dezembro na sala de armas do Palácio onde nos fez um pequeno relato do sítio onde nos encontrávamos. Da Real Barraca que ali, bem perto, existiu e da qual só resta a torre da igreja, que por ser o único elemento não construído em madeira, resistiu ao incêndio que consumiu todo o resto.

Seguiu-se a visita ao seu modesto palácio pois, ainda só foi construído metade de que está projetado, ou seja, recebeu-nos numa casa inacabada e em obras. Para uma jovem de catorze anos, vinda dos palácios do Piemonte, foi um pouco dececionante esta sua nova morada, o que nos disse. Mostrou-nos as tapeçarias e as pinturas que foi adquirindo, queixando-se que na corte a acusam de desbaratar os dinheiros do reino.

Mas disse-nos que muito deve à Fundação Millennium bcp pois tem sido com o seu contributo que tem conseguido restaurar algumas das salas que necessitavam de algum arranjo.

Vimos os presentes de casamento que lhe foram dados quando se casou com o Rei Dom Luís, e outros que entretanto lhe ofereceram alguns soberanos que vieram a Portugal em visitas de estado. Depois de passarmos pela sala onde recebem, e servem as refeições, aos convidados oficiais do reino, a Rainha convidou-nos a uma dança sendo a valsa o mote para nos divertirmos.

E, com a dança, terminou a nossa visita ao Palácio, informando-nos "Sua Alteza" que estando o nosso grupo em mera visita de cortesia, e não como convidado do reino, o protocolo não permitia que nos fosse servido o banquete.

Para ver mais fotos, clique aqui.

Publicado em 02/01/2020