Cultura

Visita guiada ao Centro Cultural Casapiano em Lisboa

Fomos à descoberta da cultura e identidade casapiana e do seu pioneirismo em diferentes áreas sociais

Há vinte anos atrás, a Casa Pia era assunto diário de rádios, televisões e jornais não pelas melhores razões, e, geralmente, o que perdura na memória das pessoas é qualquer coisa que seja negativa esquecendo-se quanto de bem haja.

Foi para conhecer esta casa, com dois séculos e meio de existência, que o Clube Millennium bcp agendou, no dia 28 de abril, uma visita guiada, com o apoio do Centro Cultural Casapiano, àquela Instituição. Uma enorme, e agradável, surpresa para todos.

Para nos acompanhar tivemos a guiar-nos o técnico Vasco Barata, que, sem pressas, nos contou e mostrou o que foi, e é, aquela organização. Da formação técnico profissional que sempre foi dada aos alunos, geralmente carenciados, que frequentaram a Casa Pia, permitindo-lhes saírem dali com aquilo a que os nossos avós chamavam "uma ferramenta para ganhar a vida".

Nomes que por vezes vemos na toponímia de Lisboa, ou em cabeçalhos de jornais, e que desconhecemos que foi na Casa Pia que estas personagens se prepararam para "vencer na vida". E também foi muito interessante quando Sócios falaram de colegas com quem trabalharam na banca e ali, onde estávamos, existiam marcas, muito positivas, da sua passagem por aquela casa.

Previa o programa que a visita não iria muito além de uma hora, mas já levava mais de duas quando deixámos a Rua dos Jerónimos. Os nossos agradecimentos ao Centro Cultural Casapiano, e ao seu técnico Vasco Barata, pela amabilidade com que receberam os Associados do Clube Millennium bcp.

Publicado em 02/05/2023