Cultura

Clube Millennium bcp visitou o Palácio dos Arcebispos em Loures

Mais uma tarde dedicada ao enriquecimento cultural e ao salutar convívio entre todos os participantes

O Palácio dos Arcebispos, ou da Mitra, como é vulgarmente chamado, é uma antiga residência de férias de verão, sendo primeiro dos Arcebispos e, mais tarde, dos Patriarcas de Lisboa. Fica no concelho de Loures, na freguesia de Santo Antão do Tojal. Foi este conjunto arquitetónico que um grupo de Associados visitou no dia 6 de maio.

Consta que foi numa quinta rural, a que chamavam de Santo António do Tojal, que um primeiro palácio foi construído por ordem do arcebispo D. Fernando de Vasconcelos. No século XVIII, D. Tomás de Almeida, primeiro patriarca de Lisboa, mandou reconstruí-lo, agora em estilo barroco, pois era esse o gosto daquela época. E para isso foi contratado o arquiteto italiano Canevari, que também colaborou nos trabalhos do Aqueduto das Águas Livres.

O nosso guia começou por falar-nos da monumentalidade da fonte que está na praça central, projeto deste arquiteto, e de todo o conjunto do qual faz parte o aqueduto que conduz a água até àquela fonte. Do palácio em si, são notáveis os conjuntos azulejares que estão, principalmente, na escadaria monumental que dá acesso ao piso superior e também nalgumas salas, sendo que nestas, devido à existência de mobiliário, a sua beleza está um pouco escondida, mas fica-se com uma ideia.

No presente, funciona na área da antiga quinta a Casa do Gaiato. Não visitámos as instalações desta IPSS, por razões óbvias, mas visitámos o espaço exterior, onde há árvores de fruto, e fomos "avisados" que, na época da sua colheita, vendem ali uns excelentes diospiros.

E assim decorreu mais uma agradável tarde, dedicada à cultura e ao excelente convívio entre todos os Sócios que estes momentos proporcionam.

Publicado em 08/05/2023