Cultura

Associados do Clube visitaram o Museu do Lactário em Lisboa

"Não sendo um espaço museológico de grande dimensão, é, contudo, de uma dimensão humana muito vasta"

Decorreu na passada quarta-feira, dia 14 de junho, a visita ao Museu do Lactário, conforme constava da agenda do Clube Millennium bcp.

Uma curiosidade logo à chegada. Já todos havíamos escutado, ou lido, notícias sobre o refúgio Aboim Ascensão, que se situa em Faro. Mas ninguém fazia ideia que foi em Lisboa que o benemérito Rodrigo António Aboim Ascensão, natural de Faro, começou por dar apoio às crianças, cujas famílias careciam de bens alimentares, e que o refúgio de Faro é a sequência das instruções que deixou em testamento.

Não sendo um espaço museológico de grande dimensão, é, contudo, de uma dimensão humana muito vasta. Ver a ideia que este senhor, militar de carreira, teve de junto a Santa Apolónia criar um estábulo para ter vacas leiteiras, que perdurou até 2006, e assim ter leite de qualidade para distribuir às crianças da zona de Alfama, é, nos dias de hoje, digno de um "conto de fadas".

Mas não era um mero local para oferecer o leite. Com todos os cuidados de saúde, que no início do século XX eram possíveis, também acolhiam crianças recém-nascidas que fosse necessário colocar numa incubadora, dentro das técnicas mais evoluídas para aquele tempo, havendo alguns exemplares dessas máquinas em exposição.

Daí concluirmos que há sempre locais por Lisboa ainda por descobrir e que merecem que os visitemos.

Publicado em 19/07/2023