Cultura

Associados do Clube visitaram a Sociedade de Geografia de Lisboa

Acervo museológico abriga uma variada coleção etnográfica oriunda das antigas colónias portuguesas

Quando passamos na Rua das Portas de Santo Antão associamos às nossas memórias o edifício do Coliseu dos Recreios. E é no lado esquerdo daquele edifício que, desde 1897, temos a Sociedade de Geografia de Lisboa.

Ali se encontra um interessante acervo museológico constituído essencialmente por elementos que nos levam à época das descobertas, como seja a "Sala dos Padrões", onde estão expostos alguns dos padrões que os navegantes/descobridores colocaram aquando das suas viagens pelo mundo de então.

Muito interessante, também, é a urna onde estiveram depositadas as ossadas de Afonso de Albuquerque, pelas inscrições que estão gravadas nesta peça de museu, que foi trazida da Índia em 1862. Mas há muitos mais elementos de arte, como sejam cadeirões, estatuária, instrumentos musicais, máscaras e pinturas.

Para a visita realizada no passado dia 7 de fevereiro apenas foi possível aceitar as inscrições de vinte associados. Oportunamente, o Clube Millennium bcp repetirá esta atividade para que mais sócios possam apreciar este património.

E, para recordar, ou ficarem com uma ideia do que vimos, anexamos, nesta notícia, algumas fotografias.

Publicado em 08/02/2024