Cultura

Visita guiada ao núcleo islâmico da vila de Mértola

Associados recuaram ao período em que aquela povoação era ocupada por povos oriundos do mediterrâneo

Um grupo de sócios deslocou-se à Mina de São Domingos para ali realizar uma caminhada pelo trilho denominado "Rota do Minério". Estando ali perto de Mértola seria indesculpável para a secção de visitas guiadas não aproveitar a ocasião e levar os amantes da cultura a fazerem uma visita guiada ao património histórico daquela vila.

A nossa guia foi a Mafalda, técnica do turismo de Mértola, que nos fez recuar ao período em que aquela povoação era ocupada por povos oriundos do mediterrâneo, o que está bem demonstrado pelos trabalhos de arqueologia, que nas últimas décadas ali foram realizados.

Saindo do posto de turismo, onde paredes meias há um recriar da tecelagem, fomos até ao castelo, passando pelo campo arqueológico, e, ao que a guia nos explicou, várias épocas da vida daquele povoado ali estão sobrepostas. Do castelo descemos pela rua onde outrora haviam os vários ofícios, como o de ferreiro, que é recriado numa forja ali exposta.

Seguimos para o museu islâmico. São abundantes os artefatos de cerâmica encontrados durante os trabalhos de escavações arqueológicas que são expostas neste local, e, um baú, onde eram guardados os utensílios para servir o chá, a todos despertou muita curiosidade.

Mas Mértola, por si só, é um museu ao ar livre. Olhando para a tez dos seus habitantes não será difícil encontrar quem ainda mantenha traços de povo mais do sul.

Aceda aqui a mais fotos da visita.

Publicado em 07/04/2015