Cultura

Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra visitada pelo Clube

Mandado construir por Dom João V, na sua monumentalidade, alberga uma das mais notáveis bibliotecas do Mundo

Um grupo de três dezenas de sócios foi ver e ouvir falar desta biblioteca, neste domingo, dia quatro de outubro. E quem melhor, para nosso guia, que a sua diretora, Dra. Teresa Amaral?

E foi de facto quem nos acolheu, e que durante duas horas nos deu pormenores sobre aquela biblioteca, e nos mostrou exemplares únicos que ali estão depositados. Mereceu particular atenção um volume datado de mil quinhentos e oitenta e quatro cujo estado de conservação está em ótimas condições e do qual podemos tirar algumas fotos.

Mas às perguntas que foram sendo feitas, como seja a função da colónia de morcegos que por ali vive, e contribui para a boa manutenção dos livros, a Dra. Teresa Amaral explicou tudo com a tranquilidade própria de quem vive com paixão aquela tarefa de preservar o que ali está guardado.

Mas só para espreitar a sala da Biblioteca, pois a entrada na mesma só é permitida a grupos organizados, vale a pena ir até Mafra. Todo aquele trabalho em pedra é notável.

Para chegar à Biblioteca tivemos de percorrer um longo caminho e fomos passando por todo um conjunto de salas com o seu mobiliário e decoração. Mal seria que estando ali a passar, naquele ambiente, não tivéssemos dado também uma vista de olhos.

Apesar da hora de fecho do Convento estar a aproximar-se, ainda deambulámos um pouco por este, o que se comprova por algumas fotos que podem ver.

E ficou combinado entre os sócios que, oportunamente, havemos de agendar uma outra visita guiada mas, nessa altura, para o restante Convento.

Clique aqui para ver mais fotos da visita.

Publicado em 06/10/2015