Cultura

Clube Millennium bcp realiza nova visita à Galeria do Loreto

2.ª visita teve lugar no passado dia 17 de outubro

Na manhã deste sábado, chuvoso, decorreu mais uma visita guiada à Galeria do Loreto, desta feita um exclusivo para os sócios que ainda estão no ativo. A receber-nos estava a Dra. Bárbara, já nossa conhecida doutras visitas, a outros locais do Museu da Água.

Após uma breve descrição histórica da construção do Aqueduto das Águas Livres, sobretudo da Mãe D`Água das Amoreiras, fomos para a chamada Casa do Registo, onde cada um recebeu um capacete, pois não fosse dar-se o caso de alguém dar por ali alguma cabeçada, e de onde parte a referida galeria.

Ao longo do percurso, de quase dois quilómetros, fomos ouvindo e vendo explicações sobre o modo como aquela galeria foi construída e a forma como a água chegava aos chafarizes e a alguns palácios. Subimos ao Chafariz do Rato, pelo seu interior, e espreitámos para outras galerias que, não sendo visitáveis, podemos imaginar quão semelhantes serão àquela por onde caminhávamos.

Após hora e meia chegámos ao Miradouro de São Pedro de Alcântara. Chovia um pouco. Ouvimos dizer que tinha havido uma grande ventania e chovido intensamente. Não demos por nada. Mas esta visita foi uma surpresa para todos, pois não imaginavam que quando percorrem a Rua da Escola Politécnica, sob os seus pés, existe uma galeria, com aquela dimensão, por onde correu a água que abasteceu, durante muitas décadas, a capital do País.

Publicado em 20/10/2015