Cultura

São Pedro de Alcântara visitado pelo Clube Millennium bcp

Três dezenas de associados participaram numa visita guiada efetuada no dia 5 de março

Quando passamos pela Rua de São Pedro de Alcântara, o nosso olhar vai fatalmente para o castelo que do outro lado, e na outra colina, nos encanta. Mas nas nossas costas fica um notável mosteiro.

Entra-se, habitualmente, pela porta que fica na pequenina rua a que foi dado o nome da nossa Diva Lusitana que, no canto lírico, encantou a Europa.

A igreja deste mosteiro é rica em azulejaria e pinturas de diversos autores. O órgão que outrora ali existiu, cujo construtor foi um dos mais célebres organeiros do país, António Machado e Cerveira, já não se encontra no local mas, indo a São Roque, lá o podemos admirar pois para ali foi transferido em 1844. A capela dos Lencastre é uma obra de arte cujo estado de conservação é muito bom.

Foi por todo este património que a nossa guia, Susy Ferreira, nos levou a partilhar a história daquele mosteiro. Foram três dezenas de sócios que participaram nesta visita. Muitos mais houve com interesse na mesma mas o grupo era limitado a este número.

De notar o cuidado dos sócios, que por qualquer razão não puderam ir, de terem avisado para assim termos dado o lugar àqueles que estavam em lista de espera.

Para ver mais fotos, clique aqui.

Publicado em 08/03/2016