Cultura

Clube efetuou uma visita guiada ao Palácio dos Condes de Óbidos

Decorreu esta terça-feira, dia 5 de abril, a programada visita ao palácio em referência

A receber-nos, e a ser nosso guia, esteve o Sr. Prof. Moutinho Borges, que começou por nos fazer uma descrição histórica da construção daquele edifício e dos Condes de Óbidos.

Dos amplos salões é de salientar aquele em que do teto pende um lustre de uma grande beleza e cujo tamanho é assinalável. Os silhares em azulejo, na maioria da autoria de Jorge Colaço, e que estão documentados nas fotos, são outro elemento notável. A capela, com uma pia baptismal notável, a todos prendeu a atenção, pela sua riqueza decorativa.

De notar que naquele imóvel está sediada, desde há décadas, a sede da Cruz Vermelha em Portugal. O Sr. Prof. Moutinho Borges dedicou largos minutos a dar-nos informação sobre toda o história desta entidade e de todos os presidentes, cujos retratos se encontram expostos na sala de reuniões.

No varandim, onde fizemos uma foto de conjunto, podemos imaginar quão romântico seria viver por ali, quando o Tejo se prolongava até junto à escadaria monumental, que hoje termina da Avenida 24 de Julho, mas que, quando da sua construção, tinha as águas do Tejo a banhar os últimos degraus e onde a fidalguia embarcava para uns passeios pelo rio.

Para ver mais fotos, clique aqui.

Publicado em 08/04/2016