Cultura

Academia das Ciências de Lisboa visitada pelos nossos Associados

Visita guiada realizada a 11 de maio

Quando se chega à rua do mesmo nome e se olha para aquele enorme imóvel, não conhecendo, certamente não se imagina que no seu interior há um património notável pois outrora foi ali um dos mais importantes conventos de Lisboa, o de Jesus.

A ala que fomos visitar é aquela onde, desde há muitas décadas, está a Academia das Ciências. À entrada os painéis azulejares chamam à atenção.

São muitas as pinturas pendentes no corredor que dá acesso às diversas salas e que retratam figuras ilustres que dedicaram muito da sua vida aquela Academia.

A Biblioteca, que ocupa o Salão Nobre da Academia das Ciências, destaca-se pelas pinturas do teto, atribuídas a Pedro Alexandrino de Carvalho, pelo revestimento das paredes com estantes de talha dourada e pela galeria em redor de balaustrada contínua.

Considerada uma das mais importantes bibliotecas do País, especialmente para a investigação nas áreas da Língua e Cultura Portuguesa. Para além de obras modernas, integra a antiga biblioteca do referido convento, reunindo um espólio com cerca de 3.000 manuscritos portugueses, árabes, espanhóis e hebraicos.

Existe um núcleo museológico denominado museu Maynense e onde estão expostas diversas peças de artesanato africano, sendo que só o local onde este núcleo está instalado merece ser visitado. Prova de que os homens de cultura por ali passam foi termo-nos cruzado com o Sr. Professor Adriano Moreira.

Estivemos no claustro do antigo convento onde a enorme cisterna cativou o interesse de todos dada a sua invulgar construção. E para aqueles que não puderam participar, pois o horário das visitas é incompatível com quem trabalha, podem ver as fotos que acompanham este apontamento.

Clique aqui
para vê-las!

Publicado em 16/05/2016