Cultura

Hospital de Santana na Parede visitado pelo Clube Millennium bcp

Visita guiada ao "Sanatório de Santana" realizada no passado dia 28 de maio

Trata-se de um edifício construído de raíz para ser um sanatório. Foi uma dádiva da família Biester a que devemos associar Dona Claudina Chamiço, tia e herdeira do casal Biester. O Dr. Sousa Martins foi também um grande impulsionador da construção deste hospital/sanatório pois no início do século passado a tuberculose grassava no país e a penicilina ainda não tinha sido descoberta.

Com a introdução desta, a tuberculose passou a tratar-se por meios clínicos e, ao sanatório, foi dado outro fim, passando este a dedicar-se à ortopedia pois muitos dos problemas dos ossos resultavam do bacilo de Koch.
Do conjunto do edifício é notável a capela bem como os azulejos Arte Nova, que cobrem as paredes das salas de estar.

Percorremos uma boa parte do edifício onde nos foi demonstrado quanto foi cuidadosa, e elaborada, a construção daquela unidade, numa época em que à sua frente ainda não existia a "Marginal".

Mas esta visita teve o grande mérito de ser conduzida por um excelente comunicador, que nos fez uma descrição detalhada de todo o historial que envolveu a família Biester bem como dos pormenores que se desenrolaram até que o sanatório abrisse portas, e a quem o mesmo se destinava.

Destacamos também a presença, e colaboração na visita, da Suzy, técnica da Santa Casa, já nossa habitual guia em tudo o que é património da Santa Casa.

Clique aqui para ver mais fotos.

Publicado em 31/05/2016