Cultura

"Os Itinerários da Fé" em Lisboa

Visita guiada realizada no dia 10 de setembro

O ponto de encontro para esta visita, organizada em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, foi defronte da Igreja de São Roque. Guiou-nos a Suzy, que começou por nos conduzir ao interior da igreja, onde nos falou sobre a história da construção daquele templo religioso.

Sendo toda a igreja uma obra de arte, a capela de São João Baptista é o símbolo maior da época. Quando a olhamos parece-nos que há ali vários quadros pintados a óleo quando, na realidade, os mesmos são compostos de micro mosaicos que lhe dão aquele aspeto de serem uma pintura.

Da Igreja de São Roque fomos levados para o Convento de São Pedro de Alcântara. É de destacar, para além da igreja do convento, a Capela dos Lencastres.

Seguimos para o Convento dos Cardais. Aqui é também na sua igreja, e sacristia, onde a arte se mostra com toda a sua qualidade. Neste convento funcionou (e ainda dá apoio) um recolhimento para mulheres vítimas da cegueira. Como sabemos, há décadas, um cego, principalmente se fosse mulher, estava condenado à mendicidade. Foi neste convento que muitas tiveram apoio e conseguiram encontrar um rumo profissional que lhe permitiu seguir por outro caminho que não andar à esmola.

Continuámos pela cidade e fomos até ao Convento dos Paulistas, vulgarmente conhecido por Igreja de Santa Catarina. Esta igreja é um dos símbolos maiores do barroco na cidade de Lisboa. O seu órgão, que há anos  aguarda pela conclusão dum restauro, é um dos grandes exemplos desta grandeza artística. E por ali terminou esta nossa visita.

No final, os sócios foram bastante generosos para com esta iniciativa que visa mostrar o património da cidade e ao mesmo tempo angariar alguns euros para custear as despesas.

Bem haja a todos. O nosso obrigado também a quem nos guiou.

Publicado em 12/09/2016