Cultura

Santa Casa de Lisboa visitada pelos nossos Associados

Esta visita foi sui generis, pois a deslocação entre os vários locais a visitar foi feita de bicicleta

Os sócios encontraram-se junto ao Abel Pereira da Fonseca, ali a Marvila, no dia 2 de outubro. Depois do guia nos falar um pouco sobre aquela zona e de como a mesma estava ligava à fundação do BCP, partimos Rua do Açúcar adiante. Parámos junto ao Palácio da Mitra, junto do qual existe uma Obra Social da Santa Casa. Do Palácio ouvimos o guia falar, e explicar, o porquê da Mitra.

Andando, do convento do Beato ouvimos histórias, pois do mesmo pouco existe, embora sejam muito famosos os eventos que pontualmente ali decorrem. Seguiu-se o Convento do Grilo, na rua do mesmo nome. Certamente nenhum sócio imaginava que por detrás daquelas paredes, ao lado de uma igreja, existissem painéis de azulejo fabulosos.

E de caminho para o Convento de Santos-o-Novo passámos ao lado do Museu do Azulejo. Foi proposto aos sócios parar, e entrar, pois sendo o primeiro domingo do mês a entrada era grátis. Assim aconteceu e pensamos não estar errado ao afirmarmos que todos acharam que valeu a pena.

Seguimos para Santos-o-Novo. Aqui, na sua igreja, são notáveis os altares, com os seus embutidos de pedra mármore, bem como algumas peças de arte sacra. É uma pena o estado em que se encontram alguns quadros a precisarem urgentemente de serem restaurados. Todos demos (e o Clube também contribuiu), alguns euros para ajudar a juntar algum dinheiro para pagar o restauro destas obras de arte.

Já era tão tarde que deixámos o Convento da Encarnação para outra data. Pensamos que os sócios deram por bem empregue as mais de quatro horas de uma manhã de domingo, dedicadas a ver e ouvir falar do património em Portugal.

Clique aqui para ver mais algumas fotos.

Publicado em 04/10/2016