Cultura

As Sedes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Sendo uma Instituição Centenária naturalmente que as Sedes da Santa Casa terão sido em mais do que um local

Foi na busca deste passado que os sócios foram, no dia 29 de outubro, até à Baixa de Lisboa. Começámos pela Sé, onde a Suzy nos recebeu para nos guiar neste périplo. Neste templo, Monumento Nacional, para além da nave, existe também o claustro, que é notável, e onde funcionou a Confraria da Santa Casa.

Ouvida a história da presença da Confraria naquele espaço e feita uma curta visita ao monumento, seguimos para a Igreja da Conceição Velha. A Suzy falou-nos da histórica ligação que a Santa Casa tem com esta igreja, que está em obras, e que por isso, por ali ter estado "alojada" a Confraria, são financiadas pela Santa Casa. Foi uma surpresa para quem já conhecia este espaço, da Rua da Alfândega, pois geralmente encontrava-se fechada e com aspeto de quase abandono.

Dali partimos para o Bairro Alto com passagem pelo Rossio onde vimos que se soubermos um pouco da história da cidade os vestígios de outras eras são muitos. Chegados a São Roque, onde desde há muitos anos está sediada a Santa Casa, escutámos um relato das funções que a Instituição desempenha nos nosso dias, bem como a forma de suportar os custos com as mesmas.

Seguiu-se uma passagem pelo Museu e, apesar das várias visitas que o Clube tem feito à Igreja de São Roque, sócios houve que não conheciam a história da construção da Capela de São João Baptista. E assim, com a surpresa de quem não conhecia, a meia surpresa dos que já por ali tinham andado, e passadas que eram três horas, concluiu-se mais uma visita.

Publicado em 31/10/2016