Cultura

Clube Millennium bcp realiza visita guiada ao Convento da Encarnação

Origem do convento remonta ao séc. XVII, na sequência de uma disposição testamentária da Infanta D. Maria

Decorreu no último sábado (7 de janeiro) a visita ao Convento da Encarnação na qual participaram quase três dezenas de sócios, tendo ficado outros tantos em lista de espera. Mas as visitas guiadas têm sempre um limite máximo de sócios que podemos levar.

A receber-nos, e guiar-nos, esteve o Ricardo, técnico da Santa Casa da Misericórdia, que começou por nos fazer uma descrição histórica da construção daquele edifício. Das monjas que o habitaram, sendo que, como nos explicou, nem todas eram freiras, porquanto algumas havia que, sendo casadas, se dedicavam à prática monástica participando na adoração ao Santíssimo Sacramento.

É um convento "sui generis", pois estando nós no seu interior, mais parecia que estávamos numa das "vilas" lisboetas. A sua localização, na encosta de Santana, adossado à Cerca Fernandina, dá-lhe o privilégio de uma vista sobre a Baixa Pombalina, digna de nota. No seu interior são várias as telas e alguns painéis azulejares.

Estando ali a funcionar um recolhimento da Santa Casa não pudemos entrar em todos os seus espaços, por colidir com a privacidade das pessoas.

Publicado em 10/01/2017