Cultura

Clube Millennium bcp visita Convento do Grilo em Lisboa

Visita guiada realizada no dia 21 de janeiro

A zona oriental de Lisboa é, por vezes, olhada como a parte menos nobre da cidade. Para o comum do cidadão esta parte limita-se ao Parque das Nações. Mas séculos atrás, era um local onde a nobreza e o clero tinham os seus palácios e conventos. Um destes conventos era o dos Irmãos Descalços de Santo Agostinho, vulgo Convento do Grilo, nome que lhe advinha devido ao hábito que vestiam se assemelhar a um grilo.

Foi este o nosso foco da última visita tendo a mesma sido orientada pela Dra. Isabel, técnica da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Começámos por visitar a igreja (hoje conhecida pela Igreja do Beato), que é de uma só nave e tem três capelas laterais, de cada lado, e duas colaterais no transepto. A capela-mor, de estilo setecentista, é decorada com materiais nobres e o altar-mor é ornado com colunas salomónicas enfloradas, em mármore policromo e coroado de armas reais. Neste altar encontram-se as imagens de Nossa Senhora do Monte Olivete, orago do convento, de S. Bartolomeu, orago da paróquia, e de Santo Agostinho. Na sacristia há que destacar o Arcaz e uma pintura com a "Fuga para o Egito".

Passando para o convento, hoje um recolhimento da Santa Casa, pudemos apreciar a azulejaria que há, logo que passámos a porta da entrada, tendo a Dra. Isabel feito a tradução dos dizeres que estão nos painéis pois são em latim. Subimos a monumental escadaria, revestida com silhares de azulejo, sendo o teto uma obra de arte, saída das mãos de Giovanni Grossi. Os corredores de acesso à parte ocupada pelo recolhimento também tem azulejo, bem como alguma decoração feita em pedra.

Clique aqui para ver mais fotos.

Publicado em 24/01/2017