Cultura

Visita guiada à Casa Faria Mantero realizada a 11 de fevereiro

Visitada uma das residências da família Mantero, um abastado casal, que não tendo herdeiros diretos, a deixou...

A Casa Faria Mantero é um local agradável para visitarmos, mas em dia de muita chuva, e sendo parte da visita feita no exterior, essa agradabilidade quase que se torna num pesadelo. Como as fotos bem demonstram, foi de guarda-chuva bem aberto que andámos à volta da moradia, pois estando esta ocupada por residentes, com apoio da Santa Casa, não é permitido estar muito tempo no seu interior, a perturbar quem ali está em regime de repouso.

Recebeu-nos o Ricardo, já nosso guia noutros locais, que nos fez uma descrição histórica (à chuva) da família Mantero. Da história daquela casa, até ser propriedade da dita família, e da vivência que na primeira metade do séc. XX ali decorria.

De passagem pelo jardim houve quem reconhecesse o mesmo, das imagens que as televisões passaram em novelas. E já com os pés bem frios lá entrámos na residência.

É um edifício integrado na malha urbana do bairro do Restelo, rodeado de jardim, murado, possuindo árvores, relvado, pequeno lago, esculturas e espaços de recreio. No seu interior são sobretudo notáveis as portas em ferro forjado, mesas em pedra, candeeiros e pinturas.

Como acima foi dito, estando a casa com residentes apenas pudemos visitar as partes comuns. E depois de termos tido o aconchego do interior desta interessante moradia, concluiu-se a visita, e lá voltámos à chuva e ao frio, numa tarde de sábado, invernosa.

Clique aqui para visualizar mais fotos.

Publicado em 14/02/2017