Cultura

Base Aérea do Montijo foi alvo de visita guiada do Clube

Visita fica associada à data em que foi celebrado um protocolo para termos um novo aeroporto civil nesta localidade

Coincidência, ou um pouco de sorte com a data conseguida, visitámos a Base Aérea 6 no dia (15 de fevereiro) em que foi celebrado um protocolo para ali, no futuro, termos um novo aeroporto civil. Claro que o protocolo não foi celebrado na Base, mas, ainda assim, a nossa visita ficou associada a esta data.

A receber-nos esteve o Sr. Comandante, que nos fez uma descrição muito detalhada das tarefas que aquela unidade militar desempenha; porquanto a sua função está vocacionada para o socorro a náufragos e transporte de emergência de outras necessidades, como seja o transporte de orgãos para transplantes.

Para termos uma melhor perceção da dificuldade que é resgatar náufragos, foi-nos mostrado um vídeo, feito numa dessas ações de resgate. Passámos pela sala onde cada ato está representado pelo colete salva-vidas. São já muitos os que ali estão. Nesta sala encontra-se um memorial ao Sargento Fernando da Mata Fernandes, pai de um colaborador do Millennium bcp, que faleceu num acidente aéreo.

De seguida dirigimo-nos às aeronaves, que são utilizadas nas tarefas de busca e salvamento, e que visitámos, tendo os sócios feito as mais diversas perguntas sobre o desenrolar das operações de salvamento. E antes de deixarmos a Base tirámos umas fotos à cidade de Lisboa, que, vista daquele espaço da Margem Sul, tem outro encanto.

Agradecemos ao Sr. Comandante a simpatia e disponibilidade que teve para connosco. Bem haja.

Para ver mais fotos, clique aqui.

Publicado em 22/02/2017