Cultura

Visita à Rua de Costal Cabral e ao Clube Académico do Porto

Continuamos a nossa série de visitas designadas de «Rua a Rua», acompanhados pela Dra. Cambotas

Terminada a extensa exploração da Rua do Bonjardim - e da Praça do Marquês de Pombal - avançámos para a Rua de Costa Cabral no passado dia 21 de abril. O percurso iniciou-se no entroncamento daquela rua com a Avenida dos Combatentes (da 1.ª Grande Guerra), onde falámos desta última. Depois seguimos pela Rua da Alegria até à Rua do Lima, falando dos campos do Lima e do Luso e dos antecedentes de toda a zona (já foi uma quinta).

Pelo portão lateral do Académico, junto ao antigo Parque de Campismo, seguimos para os «restos arqueológicos» do Estádio do Lima, construído em 1924, mais tarde o primeiro estádio com iluminação noturna, e onde se realizaram grandes eventos desportivos, de futebol, de hóquei em campo e outros desportos de bola, de atletismo, ciclismo e automobilismo. Foi um grande estádio, que chegou a ser o melhor de Portugal e até da Península Ibérica.

Continuámos pelos antigos Jardins do Lima até ao Bar do Clube Académico e aproveitámos para falar de João António Lima e de Luzia Joaquina Bruce, grande benemérita da cidade, e da Fábrica de Tabaco a "Lealdade", uma das principais empregadoras da época - atingiu os 900 funcionários. Finalmente, subimos para a sede do Académico F.C., que fica no Palacete do Lima, para falarmos dos seus proprietários, da fundação do Académico F.C. e dos seus ilustres atletas.

Terminada a visita ao Académico, seguimos viagem pela Rua de Costa Cabral, falando de muitas coisas, do Cineteatro Júlio Dinis, e claro do Júlio Dinis e da sua passagem por estas bandas, e, mais adiante, finalizámos a visita em frente do Hospital do Conde Ferreira. Aqui permanecemos ainda bastante tempo ouvindo a Dra. Manuela Cambotas falar de mil e uma coisas. Visita extensa, mas riquíssima como sempre...

Não podíamos fechar o relato breve e simples desta visita - reconheço que, talvez, incompleto -, sem mencionar a forma como fomos recebidos pelo Académico F.C., na pessoa do José Luís Rego, nosso colega do Millennium bcp, e Presidente do Conselho da História, Galardões e Sócios do Clube. Receberam-nos de forma entusiástica, mostrando-nos as sua instalações e a sua história - que é grande, muito grande -, e chamando a nossa atenção para essa grande figura que foi Luzia Joaquina Bruce. Obrigado.

Fotografias gentilmente cedidas por Leonel Manso.

Publicado em 01/06/2018