Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Visita guiada ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil


Clube Millennium bcp proporcionou mais uma agradável e interessante visita aos seus Associados


Sexta feira, dia 7 de setembro, fomos, conforme programado, visitar o LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), instituição que costuma ser chamada a pronunciar-se sempre que surge uma polémica sobre a segurança duma infraestrutura de engenharia. Lembrámos uma das últimas que foi a segurança da ponte que liga Alcântara a Almada. "Chamado", o LNEC, a dizer de sua justiça, acabou a polémica, o que traduz o respeito que a sociedade portuguesa nutre por aquela entidade.

A nossa guia, Sónia Fonseca, secretariada pela Diana Nisa, começou por levar-nos até ao auditório, onde assistimos à exibição dum filme que nos contou um pouco do que foi e é aquela "casa". Seguiu-se a visita ao pavilhão da Hidráulica onde foi explicada a forma como ali são feitos ensaios para projetos futuros a implementar não só em Portugal mas em muitos locais do mundo.

Passámos para o sector das barragens, onde estão expostas maquetas de várias. Umas construídas, outras nem tanto. Das construídas começámos por ver a maqueta da barragem de Santa Luzia, Pampilhosa da Serra. Alguns sócios, participantes na visita, lembraram-se que, em anos recentes, atravessámos o seu paredão, isto no âmbito duma atividade desportiva organizada pelo Clube. E Alqueva lá estava, como exemplo dum dos grandes projetos de barragens construídas no nosso país. Das não construídas havia a de Foz Côa, em que, como todos sabemos, a história prevaleceu sobre o momento presente.

Nesta parte da visita tivemos o técnico Helder Vitória a explicar-nos o trabalho de pesquisa que é ali realizado, e a tirar dúvidas a quem as quis expor. Por exemplo: explicou detalhadamente da razão pela qual a calota, numa barragem, é posicionada naquele sentido.

Passámos ao pavilhão de ensaios da resistência das infraestruturas aos abalos sísmicos. Ninguém se assustou porque não há ensaios com a presença de pessoas não afetas àquele serviço. O muito barulho que se ouvia era provocado pelo descolar dos aviões, cujo aeroporto fica ali ao lado. Mas a Sónia explicou-nos como funciona aquela maquinaria e como são feitos os testes.

O nosso muito obrigado à equipa que nos acolheu e nos proporcionou uma agradável e interessante visita. E, havendo interesse doutros sócios, havemos de ali voltar, oportunamente.

Para ver mais fotos desta visita, clique aqui.

Publicado em 10/09/2018