Cultura

Visitámos a Exposição "Na Rota das Catedrais" no Palácio Nacional da Ajuda!

Associados observaram um vasto conjunto de obras de arte de diversas catedrais portuguesas

As três dezenas de sócios que nesta terça-feira (25 de setembro) se deslocaram ao Palácio Nacional da Ajuda para uma visita guiada à exposição "Na Rota das Catedrais" puderam ver um vasto conjunto de "peças" de arte pertença das diversas catedrais portuguesas.

Trata-se de um evento raro pois, sendo das catedrais, estas "peças" estão, naturalmente, nas mesmas a que pertencem e não juntas no mesmo espaço.

Sem irmos a Miranda do Douro pudemos ver o "Menino Jesus da Cartolinha" ou a "Senhora do Leite", pertença da Sé de Setúbal, assim como a Nossa Senhora do Rosário da Sé de Évora. Mas também admirámos um notável púlpito que veio da Sé de Lamego e um cálice cuja data de feitura é anterior à nação portuguesa e que habitualmente só podemos ver na Sé de Braga. E que dizer dum gomil emprestado pelo Museu Machado de Castro?

Os Sócios que participaram na visita expressam o seu agradecimento ao Sr. Diretor do Palácio Nacional da Ajuda, Dr. José Alberto Ribeiro, pelo gesto de simpatia que teve para connosco pois teve a amabilidade de nos receber e guiar na visita. Bem haja.

Para ver mais fotos alusivas à exposição e à nosso ida, clique aqui.

Publicado em 27/09/2018