Login
Nº Sócio
Pin
    
 

Convento do Louriçal e Complexo Monumental de Santiago da Guarda


Completada mais uma jornada dedicada ao património, mas também ao convívio entre os nossos Associados


No sábado, dia 29 de setembro, cinco dezenas de Sócios rumaram ao Louriçal para visitarem aquele que foi um dos conventos mais importantes do reino de Portugal.

Quem nos recebeu para a visita contou-nos, detalhadamente, a história da sua fundadora, Maria de Brito, também conhecida por Maria do Lado. No convento são os azulejos da igreja o que mais prende a atenção do visitante, mas os doces que as Irmãs Clarissas vendem, também prenderam a atenção dos Associados.

Saímos do Louriçal com destino a Ansião mas, pelo caminho, parámos em Pombal e fomos visitar o Museu do Marquês. É um museu dedicado à personagem de Sebastião José de Carvalho e Melo onde, por exemplo, podemos ver entre outros dos seus pertences a secretária onde trabalhava.

Cumprida a tarefa do almoço, a meta seguinte era Santiago da Guarda. Trata-se de um complexo monumental onde se descobriu, há relativamente poucos anos, que onde foi construída uma torre e casa senhorial, de estilo manuelino, existiu, séculos antes, uma vila tarde romana dos séculos IV e V. As escavações ali realizadas permitiram descobrir belos exemplares de mosaicos romanos que todos pudemos contemplar.

E assim completámos mais uma jornada dedicada ao património, mas também ao convívio entre Sócios.

Clique aqui para ver mais fotos.

Publicado em 03/10/2018