Cultura

Clube Millennium bcp realizou uma visita guiada a Coimbra

O antigo Seminário de Coimbra, a Quinta das Lágrimas, o Penedo da Saudade e o Jardim Botânico foram alguns dos locais visitados

No sábado, dia 13 de outubro, cinco dezenas e meia de sócios (era o máximo de inscrições que podíamos aceitar) foram até Coimbra.

Começámos por uma visita ao espaço onde funcionou o Seminário de Coimbra. É um conjunto arquitetónico interessante e valioso, pois, como é sabido, durante muitos anos o cargo de bispo era assumido por alguém da nobreza e, naturalmente, que os edifícios ostentavam essa "linhagem" familiar.

Seguiu-se uma visita à Quinta das Lágrimas onde nos foi reavivada a memória dos amores de Pedro e Inês. Mas, pelo meio destas duas visitas, houve tempo para almoçarmos porque nem só de cultura vivem os sócios.

Passámos pelo Penedo da Saudade, pois embora seja um local muito conhecido, havia sócios que nunca ali haviam estado. Seguiu-se uma sessão de "tipo ginásio" porque ao sairmos do Penedo o autocarro não passava na rua devido ao mau estacionamento dos veículos. Arredámos dois deles e o autocarro lá passou. Foi um momento atípico, mas depois de nos "safarmos" dali, acabou por ser divertido.

Demos um salto ao Jardim Botânico que, tal como o Penedo, era local desconhecido para uma parte dos sócios. Passámos pela Universidade, pois é sempre um local a visitar, numa passagem por Coimbra, e descemos a rua que nos levou a passar pela Sé Velha.

Parámos na Rua do Quebra Costas e ali ouvimos cantar, e também cantámos "Coimbra tem mais encanto na hora da despedida". E despedimo-nos de Coimbra pouco depois das dezanove horas.

Quando o autocarro circulava entre Leiria e Fátima o temporal fustigou-nos durante alguns quilómetros. Mas tudo correu bem e chegámos a Lisboa sem qualquer problema.

E assim se concluiu mais uma jornada dedicada à cultura e ótimo convívio entre os associados.

Aceda aqui a mais fotos desta visita.

Publicado em 16/10/2018