Login
Nº Sócio
Pin
    
 

À descoberta da história do Mosteiro de Leça do Balio com Joel Cleto


Visita guiada realizada no dia 29 de dezembro de 2018


Permitam-me que escreva este comentário numa fase inicial na primeira pessoa. Confesso que quando li a ficha de inscrição, que a duração da visita rondava as duas horas e trinta minutos, pensei para mim mesmo: mas o que vamos fazer durante todos este tempo no Mosteiro de Leça do Balio, onde somos recebidos com uma pedra esculpida que pede "tenha este recinto como sagrado, respeite-o"?

Depois, com mais calma, pensei. A "viagem" vai ser conduzida por Joel Cleto, cujos dotes de orador todos conhecemos da televisão e das visitas ricas em informação com que nos tem presenteado. Talvez por isso a informação dite o tempo previsto.

Assim, o edifício que é conhecido pelo Mosteiro de Leça do Balio está à frente do antigo Mosteiro de Leça do Balio, que se foi degradando, apesar de D. Teresa o ter doado à Ordem dos Hospitaleiros. Confusos? Surpresos? Sim, ficámos quase todos, já que poucos sabiam da existência por detrás do edifício do verdadeiro mosteiro...

Clique aqui para aceder ao artigo na íntegra da autoria de Francisco Zuzarte, responsável pelas visitas guiadas da Delegação Norte.

Publicado em 08/01/2019 (Atualizado em 10/01/2019)