Cultura

Visita sob o tema "Os Templários e a Ordem de Cristo" teve lugar em Tomar

Secção das Visitas Guiadas proporcionou mais um dia dedicado ao conhecimento do nosso património e da nossa história

No ano, e mês, em que se comemoram sete séculos da criação da Ordem de Cristo, fomos visitar aquele que é o seu símbolo maior em Portugal: o Convento de Cristo, em Tomar.

E para falar da Ordem, do convento e da cidade, tivemos a guiar o grupo um técnico local, que fez um excelente trabalho. Começou a sua preleção, à nossa chegada, por relatar os antecedentes da Ordem, ou seja, os Templários.

Olhámos para o que resta do castelo e ficámos a conhecer melhor a sua história. Entrámos no convento e, pouco depois, estávamos perante os dois elementos que mais prendem a atenção de todos quantos o visitam: a Janela Manuelina e o Deambulatório, vulgo Charola.

Após o almoço prosseguimos a nossa visita pela cidade, tendo passado pela Igreja de Santa Maria dos Olivais, Capela de Santa Iria, Sinagoga, terminando o nosso programa no Museu dos Fósforos. Nesta volta pela cidade também entrámos num espaço onde havia pessoas atarefadas a prepararem as flores para a Festa dos Tabuleiros, pois este é ano da sua realização.

E, conforme o programa, pelas dezanove e trinta estávamos a chegar a Lisboa, após mais um dia dedicado ao conhecimento do nosso património e da nossa história, e que esperamos tenha sido do agrado dos Sócios que
participaram.

Tendo havido bastantes Associados interessados nesta visita, o Clube Millennium bcp vai organizar uma segunda no dia 6 de abril, cujo autocarro também já está esgotado, como é do conhecimento geral.

Sendo que uma imagem vale mais que montes de palavras, sugere-se aos Sócios que vejam as fotos que tirámos.

Galerias de Fotos

Publicado em 25/03/2019