Cultura

Clube Millennium bcp realiza 2.ª visita guiada à cidade de Tomar

A Janela Manuelina e o Deambulatório, vulgo Charola, foi, novamente, o ponto alto desta visita!

Dado o interesse manifestado pelos Sócios nesta iniciativa do Clube, de irmos visitar a cidade de Tomar, no sábado, dia 6 de abril, outro grupo de Associados desfrutou dessa oportunidade. O dia esteve de chuva, o que provocou alguns constrangimentos à nossa visita mas, como parte do tempo foi passado no interior dos monumentos, a companhia da chuva foi, assim, atenuada.

Começámos, igualmente, pela visita ao Convento de Cristo. Guiou-nos, desta vez, a Célia que cativou a atenção dos Associados com os pormenores que dava acerca da construção do convento, da Ordem dos Templários, depois Ordem de Cristo. Obviamente que o ponto alto de todas as visitas a este convento é sempre a passagem pela "Charola" bem como pela Janela Manuelina e, assim aconteceu.

Após a refeição seguimos para a Igreja de Santa Maria do Olival, seguindo-se a Capela de Santa Iria, centro histórico de Tomar, com vista à Igreja de São Pedro e Sinagoga, onde, em todos estes locais, a Célia fez um relato histórico sobre os locais que estávamos a visitar.

Como não é só pela arte e pela história que nos interessamos, terminámos a visita agora dedicando uns minutos à temática do colecionismo e fomos, para isso, visitar o Museu dos Fósforos que reúne um vasto e interessante acervo dum tomarense que se apaixonou por colecionar tudo quanto conseguiu reunir alusivo a esta indústria. E foi muito.

Se algum Sócio nunca foi a Tomar em dia da Festa dos Tabuleiros, lembramos que este é ano da sua realização. A melhor opção, sob o nosso ponto de vista e experiência, para se chegar à cidade, no dia do desfile, é ir de comboio. Deixamos uma sugestão para que vão de manhã e passem pelo Jardim da Mata dos Sete Montes onde os muitos tabuleiros estão expostos antes de participarem no desfile.

Aceda aqui às habituais fotos para recordar...

Publicado em 08/04/2019