Cultura

Visita guiada a Vila do Conde

"O bom filho à casa torna"

Os Associados do Clube Millennium bcp tinham já realizado uma visita a Vila do Conde, há um ano, em junho de 2018. Viram muito e gostaram tanto que não hesitaram em voltar, desta vez com um programa diferente, pois Vila do Conde tem muito para mostrar e tudo de grande importância, qualidade e bom gosto.

A visita começou no Centro de Memória, acompanhados pelo Dr. Pedro Brochado. Ficámos a conhecer melhor a história da cidade desde a sua origem. Seguimos por algumas ruas da cidade, passando em frente à Casa de José Régio, e falando também do poeta Ruy Belo, que por aqui passou.

Almoçámos e seguimos viagem até ao Centro Interpretativo de Memórias da Santa Casa da Misericórdia, onde nos proporcionaram uma excelente visita guiada pela história e pela obra da Santa Casa. Prosseguimos viagem pelas ruas do centro histórico, sempre acompanhados pelo Sr. António José do Carmo e pelo Dr. Pedro Brochado, que com os seus conhecimentos sobre a terra enriqueceram em muito a nossa visita.

Chegámos, por fim, à Casa de Antero de Quental, onde bem sentados no auditório, ouvimos uma preleção pela Dra. Manuela Cambotas, nossa companheira de longa data na visita, sobre ilustres figuras literárias ligadas a Vila do Conde: José Régio e seu irmão Saúl Dias, Guerra Junqueiro, Camilo, Eça de Queirós e Antero Quental. Declamámos um pouco.

No final, satisfeitos com o dia que passámos, ficámos a gostar ainda mais de Vila do Conde.

Fica um agradecimento final ao Sr. Fernando Magalhães, conhecedor de tudo e de todos na terra, pois sem ele as nossas visitas jamais teriam a qualidade que tiveram. Voltaremos.

Para mais tarde recordar, ficam algumas fotos do momento, gentilmente cedidas pelo nosso Associado Carlos Paz.

Publicado em 11/06/2019