Cultura

Visita guiada ao complexo industrial da ex-CUF no Barreiro

Partimos da Cais Fluvial do Barreiro eram nove e meia...

Fomos olhando, andando, e ouvindo a nossa guia a dar-nos mais informação sobre as memórias daquela povoação cuja importância vem de estar "da outra banda", sendo o comboio elemento fulcral desta importância. Ali existiu uma imponente estação, hoje transformada em oficinas da EMEF, e, embora degradada pelo abandono, também era interessante a estação que substituiu aquela e que até finais do século passado acolhia os passageiros que iam ou vinham do Sul.

Hoje a estação que acolhe os comboios é uma realidade bem diferente das suas antecessoras. E foi devido ao comboio que ali foi erguido o "império" CUF, pois era necessário trazer das minas do Alentejo as Pirites, logo ter o transporte via comboio. E é este grande grupo empresarial que vai "agitar" o Barreiro.

Na ex-CUF trabalharam, em simultâneo, milhares de operários, como os sócios puderam documentar durante a visita que fizemos ao Museu. Soubemos como eram feitos os sacos de Juta para acondicionar os adubos, ali produzidos, ou como o grupo também produzia óleos alimentares cujas marcas ainda hoje encontramos no comércio. E como funcionava, no campo social, no tempo do Estado Novo, uma estrutura desta dimensão.

Ficámos convencidos que os sócios apreciaram, de moda particular, a visita ao Museu Industrial.

Publicado em 16/09/2019