Cultura

Visita encenada ao Palácio Nacional da Ajuda

"Sua Majestade a Rainha Dona Maria Pia" mostrou-nos como ali vivia, no seu modesto palácio...

Realizada no dia 21 de dezembro, foi uma visita um pouco diferente daquelas em que habitualmente os sócios participam, dado que se tratou de uma visita encenada. O tema baseava-se em sermos recebidos, na Ajuda, por "Sua Majestade a Rainha Dona Maria Pia", para nos mostrar como ali vivia, no seu modesto palácio.

Modesto pois, como é do conhecimento dos associados, o seu pai era Vitor Emanuel ll, Rei da Sardenha, depois, e após ter unificado a Itália, Vitor Emanuel l, Rei de Itália. Vitor Emanuel era, no tempo, senhor de grande poder económico e também popular. Contemporâneo de Giuseppe Verdi (o autor de obras como Aida, Nabucco, La Traviata, Rigoletto, entre outras), quando da luta pela unificação, os italianos escreviam, em forma de acróstico, onde se podia ler "Viva VERDI." Mas este VERDI não era o grande compositor mas sim uma forma disfarçada de dizer "Viva Vitor Emanuel Rei De Itália".

Por isso, estando "Sua Alteza", a Rainha, habituada ao esplendor dos salões do Piemonte, terá achado o meio Palácio da Ajuda pouco mais que uma "Real Barraca". É a rainha consorte que vai impor todo o luxo que o palácio passou a ostentar e que, apesar da sua fama de "Rainha dos Pobres", lhe valeu grandes críticas, à época, acusando-a de desbaratar os dinheiros do reino.

São muitas as tapeçarias e quadros de pintores famosos, que cobrem as paredes das diversas salas, bem como lindos móveis e porcelanas que as decoram e que a "Rainha" nos foi mostrando no seu "périplo". Todos ficaram a conhecer a sala dos banquetes, que ainda hoje é utilizada nas receções oficiais do estado português. E o trono, lá está, tal como era no tempo da monarquia.

Num palácio onde havia festa, havia baile. Sócios houve que tiveram ali um momento para demonstrarem quanto tem sido úteis as aulas de dança que frequentam no Clube pois, ao som da música, dançou-se a valsa.

Clique aqui para ver mais fotos desta visita.

Publicado em 26/12/2019