Cultura

Visita guiada ao Palácio dos Duques de Palmela

Durante cerca de 90 minutos, os nossos associados puderam ouvir histórias da família Palmela e do seu palácio...

Em 2019, o Clube Millennium bcp agendou, e realizou, várias visitas a este palácio, pois foram muitos os associados a quererem ir conhecê-lo e que não tiveram vaga. Assim, decidiu-se iniciar o ano de 2020 com mais uma visita ao Palácio dos Duques de Palmela.

Esta decorreu no dia oito de fevereiro, tendo as inscrições, que são sempre limitadas, esgotado, mais uma vez, rapidamente. Durante cerca de noventa minutos, os nossos associados puderam ouvir histórias da família Palmela e histórias do palácio, como a do fogo que ali ocorreu, em 1981, de que alguns sócios se recordaram e que o amputou duma grande parte do seu  património.

Ao olharmos, hoje, para o espaço que correspondia à capela, e confrontando-o com as fotografias da mesma que nos são mostradas, percebe-se quanto ficou reduzido a cinzas. Foi realizado um vasto trabalho de recuperação, que lhe devolveu boa parte de seu valor arquitetónico. Quando subimos a escadaria, não fora sabermos que tinha ocorrido o incêndio, e não teríamos essa perceção. As colunas, ao estilo salomónico, as paredes em escaiola e o ferro forjado, não dão mostras de ter ali ocorrido tal "catástrofe".

E já fazemos parte da galeria de fotos de quem visitou o palácio. Quem tiver curiosidade em saber que outras "personalidades" lá foram, poderá clicar aqui.

Publicado em 12/02/2020