Cultura

Visita a Abrantes e ao Núcleo Museológico MDF no Tramagal

A Igreja da Misericórdia e o Panteão dos Almeidas foram alguns dos locais visitados

Esta foi a primeira visita pós-2019, com recurso ao aluguer de autocarro, que se realizou a 30 de abril de 2022. O destino escolhido, sendo uma cidade que não é capital de distrito, ou que apareça nos meios de comunicação como detentora dum vasto património histórico, como, por exemplo, Tomar, gerava alguma curiosidade, mas sem grandes entusiasmos. Contudo, foi uma agradável surpresa.

O museu da cidade é muito interessante e ainda mais quando se é recebido por dois guias (como éramos muitos, fomos divididos em dois grupos) de um nível tão elevado como os que nos conduziram na sua visita.

A Igreja da Misericórdia, no seu estilo Rococó, também é local "obrigatório" a ser visitado. O Museu do Tramagal, é a história de um projeto industrial desenvolvido por um homem dinâmico, Duarte Ferreira, daquela região, em que os Associados que andaram na guerra de África recordaram os camiões Berliet.

Também andámos pelo Castelo de Abrantes, em cuja cerca temos a Igreja de Santa Maria, onde, no seu interior, existe o Panteão dos Almeidas. E uma subida ao ponto mais alto do castelo valeu bem o esforço pelas vistas que dali se alcançam. E não podíamos deixar esta cidade sem comprar a dita "Palha de Abrantes".

O nosso muito, muito obrigado à Marta, técnica do turismo de Abrantes, que nos recebeu e acompanhou, sendo incansável no seu trabalho para nos mostrar a cidade e para que tudo tivesse corrido na perfeição.

Clique aqui para visualizar mais fotos desta visita.

Publicado em 03/05/2022