Cultura

Clube realizou uma visita guiada a Alcobaça

A "Rota Camoniana", o Mosteiro de Alcobaça e o Museu do Vinho foram algumas das atrações turísticas visitadas

Ao falarmos de uma ida a Alcobaça, associamos, inevitavelmente, a esta cidade, uma visita ao mosteiro. Mas, há mais para ver nesta cidade.

Começámos, no passado dia 14 de maio, por um pequeno percurso pedonal, que decorre na margem do Alcoa, intitulado "Rota Camoniana". Resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e as diversas empresas de cerâmica da região, e que em cerâmica criaram o percurso "Pedro e Inês" numa interpretação do episódio de Inês de Castro dos Lusíadas.

Seguiu-se, naturalmente, a visita ao Mosteiro de Alcobaça, levando-nos o nosso guia a todos os sítios de interesse, histórico e arquitetónico, como as fotos, associadas ao "link" abaixo, documentam.

Também visitámos a Sacristia Nova, na qual existe um dos mais extraordinários relicários que há em Portugal. Só pudemos aceder a este espaço depois do almoço, e por escassos minutos, pois, sendo um local reservado, de manhã estava interdito a qualquer visitante, e também não é permitido fotografar.

Quem tenha lido Vitrúvio terá, possivelmente, reparado na estrutura do restaurante onde almoçámos. Como era visível, a técnica usada foi a mesma que já era usada pelos romanos.

E também passámos pelo Museu do Vinho. Alcobaça foi, na primeira metade do século XX, uma região de grande produção vinícola. Produção essa que decaiu imenso pois deu-se por ali uma profunda alteração agrícola. Onde antes era vinha, agora são pomares de pera rocha e maçã de Alcobaça. Assim, a enorme adega que existia foi transformada num espaço museológico.

E, comprados os doces de Alcobaça, eram horas de regressar a Lisboa.

Clique aqui para ver mais fotos desta visita.

Publicado em 16/05/2022