Cultura

Clube realizou uma visita guiada a Minde e às Grutas de Mira de Aire

"Há também a ovelha cor-de-rosa e... azul. Não acreditam?"

Saímos de Lisboa no dia 5 de novembro, às oito da manhã, com a lotação do autocarro completa. Às dez horas estávamos em Minde para uma visita ao Museu Roque Gameiro, o maior aguarelista português de sempre.

Mas tendo sido Minde uma terra cujas gentes, para sobreviverem, se dedicaram à pastorícia, também desenvolveram a tecelagem o que deu origem às célebres mantas de Minde, pois tinham o produto para as fazer, que era a lã das ovelhas. E porque eramos mais de cinquenta participantes, enquanto metade do grupo visitava o museu, a outra metade visitava as mantas de Minde.

Estando próximos de Mira de Aire, a opção de visitar as grutas impunha-se. É uma maravilha criada pela natureza a que certamente ninguém ficou indiferente.

Após o almoço fomos visitar uma fábrica de curtumes em Gouxaria, ali perto do nó da A1 com a A23, onde o seu proprietário, o Sr. Joaquim, simpaticamente nos recebeu. Foi uma experiência diferente de tudo o que habitualmente visitamos. Ver as peles, principalmente de ovelha, que ali chegam com um aspeto um pouco imundo e algo malcheiroso para, depois de muito trabalho, ver aquele produto final, quase não dá para acreditar.

E ficámos a saber que não há só a pantera cor-de-rosa. Há também a ovelha cor-de-rosa e... azul. Não acreditam? É verem as fotos, ou passarem pela fábrica, para encomendarem uma.

No final da visita, ainda houve algum tempo para compras. E já era "escuro como o breu" quando de lá saímos.

Para ver mais fotos desta visita, clique aqui.

Publicado em 08/11/2022