Cultura

Visita guiada ao património local de Estremoz

Museu Municipal e o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz foram alguns dos locais visitados

Neste sábado, dia 11 de fevereiro, mais de cinco dezenas de Associados (o máximo que a lotação do autocarro permitiu) foram visitar Estremoz. Aguardavam-nos a Isabel e o Nuno, técnicos do município de Estremoz, para nos acompanharem nas visitas.

Começámos por visitar o Museu Municipal. Na rua estava muito frio, mas o que vimos neste museu encheu-nos a alma e aqueceu-nos o corpo. Seguiu-se a Capela da Rainha Santa Isabel e a Igreja de Santa Maria, que ficam a poucos metros. São dois monumentos muito interessantes, mas que estão quase sempre fechados. Quando algum Sócio quiser visitar estes dois monumentos religiosos, peça no museu se lhe abrem a porta. É bem provável que o seu pedido seja atendido.

Depois do almoço visitou-se o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz. Há um grande acervo de peças cuja autoria é de vários artistas populares, e quem visita este espaço fica a conhecer toda a história desta arte centenária. Seguiu-se o Museu Berardo. Neste museu há uma enorme coleção de azulejaria, talvez só suplantada pelo Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa. Quem tiver apreço pelo azulejo não pode deixar de ir a Estremoz visitar este espaço.

Sendo a imagem aquilo que melhor transmite o que os Associados puderam ver, aceda aqui a um conjunto de fotografias.

Os nossos agradecimentos ao Município de Estremoz, nas pessoas de Ana Parra e Isabel Água, por nos terem organizado a visita, e ao Nuno que nos acompanhou durante todo o dia.

Ficámos com vontade de voltar. Bem hajam.

Publicado em 16/02/2023