Cultura

Visita ao Paço dos Henriques, em Alcáçovas, e ao Santuário de Nossa Senhora de Aires

Associados brindados com mais um belo passeio no passado dia 15 de abril

Aproveitando esta ida a terras alentejanas, fomos um pouco mais além, pois viajar para o Alentejo, na primavera, é imaginar que vamos encontrar campos verdejantes, matizados de muitas e variadas cores das flores que vão desabrochando. Porém, como pudemos ver, um campo de cevada junto a Campinho estava amarelado, não por mimosas floridas, mas pela falta de chuva.

Parámos em Reguengos de Monsaraz. Olhámos a sua igreja matriz, que é um dos melhores exemplos, em Portugal, de igrejas neogóticas. Seguimos viagem até ao Parque de Merendas de Campinho, mesmo à beira de um braço do lago de Alqueva, mas, como não levávamos merenda, "visitámos" o Monte de Palaios, ali a dois passos, para sossegarmos o estômago.

Cumprida esta função, seguimos para o Santuário de Nossa Senhora de Aires. Para além da monumentalidade da igreja, é também um local que nos leva para o campo da Antropologia pelo imenso número de ex-votos que cobrem as paredes no deambulatório.

E, em Alcáçovas, visitámos o Paço dos Henriques. Segundo a tradição, este imóvel terá correspondido a um antigo Paço Real, mandado edificar por D. Dinis, e onde terá sido celebrado o Tratado das Alcáçovas-Toledo, em 1479, pelos enviados dos monarcas D. Afonso V de Portugal e D. Fernando de Castela. Por esta razão, o edifício tem um valor simbólico não só em Alcáçovas, mas também na História de Portugal e do Mundo, pois foi este o tratado que décadas depois se ratificou em Tordesilhas. É notável o chamado "Jardim das Conchas".

Clique aqui para ver mais algumas fotos.

Publicado em 17/04/2023