Cultura

"O que aconteceu ao Hospital Real de Todos os Santos?"

Foi sobre a história deste hospital lisboeta, e do sítio onde existiu, que ficámos a saber um pouco mais...

Conforme agendado, no dia 24 de maio, um grupo de Sócios do Clube Millennium bcp andou pela baixa lisboeta, guiado pela Sra. Dra. Clara Ferreira, Técnica Superior do Centro de Arqueologia de Lisboa (CAL), ouvindo-lhe contar a história do Hospital Real de Todos os Santos e em busca de vestígios deste que, outrora, se situou algures onde hoje temos a Praça da Figueira.

E como a construção deste hospital se concretizou nos terrenos da cerca do Convento de São Domingos, ouvimos também um pouco da história deste cenóbio e de como um convento se transformou num espaço comercial, o tão conhecido Braz & Braz, para aqueles Associados que já comemoraram cinquenta Natais.

Mas a baixa da cidade é, toda, um acervo museológico. Por isso falou-nos do histórico Palácio dos Estaus, onde hoje temos o Teatro Nacional D. Maria II, do Tribunal da Inquisição e de vestígios de necrópoles encontradas em escavações quando da construção do metro e de parques de estacionamento. Como seria Lisboa antes de 1 de novembro de 1755 e como passou a ser depois da era Pombalina, foram assuntos também abordados.

Foi mais uma manhã em busca da cultura e em que ao mesmo tempo se complementa em excelente convívio.

Publicado em 25/05/2023