Cultura

Clube Millennium bcp foi à descoberta das igrejas da Baixa de Lisboa

Visita realizada no dia 15 de junho e orientada pela Dra. Clara Ferreira

Que há diversas igrejas na Baixa de Lisboa, todos sabemos. Que conhecemos na totalidade todas as existentes, é bem provável que não. Que saibamos que existiram outras, e onde, talvez.

Foi com este princípio, em busca do que há e do que houve, que a partir do Largo de São Domingos realizámos, no dia quinze de junho, mais uma visita.

A Igreja de São Domingos é conhecida, pelo menos, pelo incêndio que ali ocorreu em 1959, de que restam abundantes vestígios. Mas também existiu uma ermida, a da Senhora da Escada, algures entre o Largo de São Domingos e as Escadinhas da Barroca.

Na Rua dos Fanqueiros, possivelmente, já todos entraram na Pollux, mas talvez nem todos saibamos que nesse sítio existiu a Igreja de Santa Justa. E, um pouco adiante, entre a Rua da Vitória e a de São Nicolau, o prédio que está a ser convertido num hotel, foi o Convento de Corpus Christi.

Ou na Rua do Ouro, algures onde hoje é a Caixa Geral de Depósitos, foi o espaço outrora ocupado pela Igreja da Conceição Nova. E, mais recentemente, temos o Museu do Dinheiro, que era a Igreja de São Julião.

E como são muitas as histórias em volta das muitas igrejas da baixa, não deu para tratar de todas. Mas havemos de ir realizar outros percursos, para conhecermos mais.

Publicado em 19/06/2023