Cultura

Igreja da Força Aérea foi alvo de visita do Clube Millennium bcp

Outrora Igreja do Convento de São Domingos de Benfica foi visitada no dia 18 de junho

A antiga Igreja do Convento de São Domingos de Benfica é, desde 1976, o templo religioso da Força Aérea. Quando a Força Aérea tomou posse daquela igreja, a mesma estava num estado de grande abandono e em risco de ser consumida por algum incêndio. Como pudemos ver nesta visita, foi extraordinário o trabalho que a Força Aérea ali realizou, pois a igreja está totalmente recuperada e é hoje uma das mais belas que se podem visitar na área de Lisboa.

Da igreja que existia, quando da fundação do convento, quase nada resta. A que neste passado domingo, dia 18 de junho, pudemos visitar, foi construída na primeira metade do século XVII. É notável o sacrário, assente sobre quatro Atlantes e encimado por uma Charola, o qual tem duas faces, uma virada para o transepto e a outra para o retro-coro.

No retro-coro, temos o jazigo onde repousam os restos mortais do Dr. João das Regras, e, junto à porta que dá acesso à sacristia, existe, no chão, uma lápide que diz ser o local onde Frei Luís de Sousa foi sepultado. Nas capelas do transepto são os azulejos que nos prendem a atenção. É nesta igreja que está o mausoléu, embora simples, dos Marqueses de Fronteira, pois, como é do conhecimento geral, o seu palácio fica a escassos metros desta igreja.

O nosso profundo agradecimento a S. Exa., o Sr. Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, por nos ter autorizado esta visita. Agradecer também ao Sr. Capelão pela sua simpatia e ainda ao Sr. Jorge Ribeiro e esposa por terem ido abrir a porta mais cedo, do que é habitual para a missa, para fazermos a nossa visita.

Publicado em 20/06/2023