Cultura

Clube Millennium bcp realizou uma visita guiada a Santar e Mangualde

Visita ao palácio e aos jardins dos Condes de Anadia foi um dos pontos altos desta viagem

Saímos de Lisboa às oito horas de sábado, dia 28 de outubro, com destino a Canas de Senhorim. Iniciámos o programa com a compra de castanhas, pois, embora o preço fosse semelhante ao de Lisboa, a qualidade do produto era outra. Seguiu-se um almoço simpático na Residencial Rossio.

Findo este, dirigimo-nos para Santar. Apesar de chover bastante, fizemos o programa (quase completo) que ali nos levou, o qual incluiu a visita à casa senhorial dos Condes de Santar e a mais quatro jardins de outras tantas casas senhoriais. Dormimos em Viseu. O objetivo era darmos uma volta noturna pela cidade, mas a noite era mais de estar à lareira.

No domingo, seguimos para Mangualde. Visitámos o palácio e os jardins dos Condes de Anadia. O palácio é uma notável casa aristocrática. São, principalmente, os silhares em azulejo que mais cativam os visitantes. E de todas as salas com painéis azulejares, a do "Mundo ao Contrário" quase provocou uma gargalhada aos visitantes. Pois, entre outros, é o homem que carrega o burro, quando costuma ser o contrário.

Saindo do palácio, fomos para o jardim. Chovia, mas como não havia vento, o guarda-chuva protegeu-nos de ficarmos molhados. É um jardim interessante e que vale a pena visitar, mesmo num dia de chuva.

Para ganhar energias, almoçámos em Treixedo, e no final do almoço cantámos os parabéns ao Clube Millennium bcp, não porque fosse dia de aniversário deste, mas porque era aquele símbolo que decorava o bolo e que nos reunia à volta daquela mesa, e não só.

Ainda parámos em Santa Comba Dão. O céu prometia mais chuva (muita, que nos acompanhou na viagem de regresso), pelo que demos uma pequena volta por esta cidade.

E, para recordar, ou saber mais sobre esta viagem, nada melhor que ver mais algumas fotos. Para isso basta clicar aqui.

Nota: Não há fotos da casa dos Condes de Santar, pois não é permitido fotografar no seu interior.

Publicado em 31/10/2023