Cultura

"Os Jesuítas em Portugal" foi tema de mais uma visita guiada do Clube

Oportunamente realizar-se-á a segunda parte deste programa sobre os jesuítas sob o tema "Noviciado da Cotovia"

Para nos falar dos Jesuítas, nada melhor que termos como guia um Jesuíta. E foi o que aconteceu, no sábado, dia 13 de janeiro, junto da Capelinha de Nossa Senhora da Saúde, em Lisboa, onde nos encontrámos, às dez horas, com o Sr. Padre João Caniço, conhecido sacerdote da Companhia de Jesus ou, como é hábito nomear-se, da ordem dos Jesuítas.

Depois de uma preleção, para nos falar sobretudo de Santo Inácio de Loyola e de São Francisco Xavier, seguiu-se um percurso pedestre pela Mouraria, onde foi criado o primeiro colégio jesuíta, o chamado "Conventinho", que visitámos.

Subimos a Calçada de Santo André, onde ainda "resiste" uma ermida que era elemento da cénica da Procissão dos Passos, conforme podem ver numa das fotos anexas. Quase no topo da calçada, e onde hoje temos um restaurante, nasceu São João de Brito, um dos apóstolos jesuítas da Índia. Hoje já não existe o Arco de Santo André, nem as ermidas que outrora por ali houveram. Há restaurantes, no sítio das capelas.

E foi junto de um restaurante, outrora uma capela, que concluímos a nossa visita, já passava da uma da tarde. Oportunamente teremos a segunda parte deste programa sobre os jesuítas. Terá como tema o "Noviciado da Cotovia", que começa na Rua da Escola Politécnica e termina em São Roque.

Publicado em 16/01/2024