Cultura

Clube realizou uma visita guiada a Montemor-o-Velho e Tentúgal

Castelo de Montemor-o-Velho e Convento de N.ª Sra. da Natividade foram alguns dos locais visitados

No sábado, dia 16 de março, os sócios entusiastas das visitas guiadas não perderam a oportunidade de ir até Montemor-o-Velho e Tentúgal.

Em Montemor-o-Velho, o castelo, e a sua alcáçova, foi o centro da visita. Pelo passar dos muitos séculos, desde a sua construção, o estado de ruína é notório. Na igreja que ainda resiste, na alcáçova, já não há culto religioso. Mesmo assim, ainda aparenta bom estado de conservação. Naturalmente que naquele sítio teríamos de ouvir contar a "estória" dos degolados. E foi uma de várias "estórias" que o guia nos contou.

Era dia do festival do arroz de lampreia, mas, pelo que se ouviu, muitos dos nossos associados não são entusiastas do "pitéu", e lá fomos almoçar a Tentúgal. Após o almoço, que levou uma "eternidade" a servirem-nos, fomos visitar o antigo Convento de Nossa Senhora da Natividade ou do Carmo. É interessante, do ponto de vista arquitetónico, mas evidencia muita idade e pouca estima, por falta de recursos, naturalmente.

Seguiu-se uma ida à Associação Corvo e Pinho, que se dedica a divulgar o património de Tentúgal. Para além de nos mostrarem, e explicarem, o ciclo do linho que era cultivado em tempos idos pela região, serviram-nos um simpático lanche com bolos e sumo dos limões, os quais eram retirados da árvore, ali ao lado, espremidos e consumidos de imediato. Mais natural não podia ser.

Ainda fomos "a correr" ver como se fazem os pastéis de Tentúgal, mas o avanço da hora em relação ao horário de trabalho do motorista do autocarro forçou-nos a deixarmos a explicação a meio. Se, porventura, um dia voltarmos a agendar para lá nova visita, será com menos tempo à espera do almoço e mais tempo para vermos a confeção do pastel na íntegra. Ainda foi possível comprarmos os ditos, mas foi já em modo de correria.

Publicado em 18/03/2024