Cultura

Visita guiada a Porto de Mós e às Grutas de Santo António

Mais um dia dedicado ao enriquecimento cultural e ao salutar convívio entre todos os participantes

Sábado, dia 20 de abril, o IPMA previa trovoada e chuva para a região de Porto de Mós. Por isso, os guarda-chuvas acompanharam-nos, mas não chegaram a ser utilizados. Ainda ouvimos o ribombar de alguns trovões, lá para os lados de Leiria.

Em Porto de Mós visitámos o castelo, as igrejas de São João e São Pedro e "passeámos" pelo Parque Urbano. No castelo ouvimos contar as aventuras de Dom Fuas Roupinho, alcaide do mesmo, e a quem está associada a lenda do milagre da Nazaré. Pelas igrejas acompanhou-nos o Kevin, um jovem recentemente doutorado em história e que, tendo nascido na Suíça, mas filho de pais portugueses regressados a Portugal, trabalha na Câmara Municipal desta vila.

Antes de partirmos, foi tempo de visitarmos uma pastelaria. Quase esgotámos os "Pastéis de Mós", que também são uma obra de arte. E o destino, agora, era a Serra de Santo António, cujo primeiro ponto de paragem foi a Pizzaria Vieira. Mas não é só de pizzas que ali se alimentam os clientes. Escolhemos outras alternativas e, podemos afirmar, correu tudo muito bem.

Finda a refeição, visitámos as Grutas de Santo António. Se alguma dúvida houvesse, este é um dos grandes exemplos de quanto a natureza nos pode maravilhar com a sua arte. Quantos milhões de anos levaram aquelas obras de arte, que os nossos olhos admiravam, a ser esculpidas? Não se sabe ao certo. Calcula-se que cada centímetro demorou cerca de um século a crescer.

Ainda passámos pelo Miradouro da Fórnea de Alcaria. É uma depressão na montanha em que vemos, lá no fundo, um vale visitável frondoso. Mas quem quiser visitar o vale, tem de deixar a viatura em Alcaria, e caminhar uns três quilómetros e mais três de volta. E assim tivemos mais um dia dedicado à cultura e de bom convívio Clube Millennium bcp.

Publicado em 22/04/2024