Cultura

Exposição "A Ópera Chinesa" no Museu do Oriente (Lisboa)

19 de fevereiro de 2020
Inscrições fechadas

O Museu do Oriente apresenta "A Ópera Chinesa", uma grande exposição da coleção Kwok On. Ocupando todo o piso 2 do Museu, esta esposição oferece uma visão abrangente deste singular género performativo em toda a sua diversidade e exuberância. Em exposição, cerca de 280 peças tais como trajes, perucas, toucados, modelos de maquilhagem, marionetas, gravuras, pinturas e instrumentos musicais, bem como fotografias e vídeos.

Combinando a melodia dos instrumentos tradicionais chineses, canto, dança, acrobacias e artes marciais, a ópera chinesa marca ainda pela caracterização única das suas personagens e pela riqueza do seu repertório. De entre os diferentes tipos de óperas chinesas destaca-se a Ópera de Pequim - reconhecida pela UNESCO, em 2010, como Património Cultural Intangível da Humanidade. Na Ópera de Pequim, os figurinos, as pinturas faciais, a caracterização dos atores são importantes elementos para o reconhecimento do perfil das personagens que se dividem em 4 tipos: Sheng (papel masculino), Dan (papel feminino), Jing (papel masculino com a cara pintada) e Chou (papel de palhaço masculino).

Morada e hora de início da visita: Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte), em Lisboa, às 15h00.

A 17 de fevereiro informaremos os sócios cujas inscrições forem consideradas (não é válida nenhuma inscrição não confirmada pelo Clube Millennium bcp).

PDF (Arquivo)

Publicado em 04/02/2020 (atualizado em 17/02/2020)