Desporto

62.ª Volta a Paranhos

Relato do Seccionista Firmino Nogueira

No dia 8 de dezembro de 2019, pelas 10 horas e 45 minutos, foi dado o tiro de partida para a 62.ª Volta a Paranhos, evento organizado pelo Sport Comércio e Salgueiros e pela Câmara Municipal do Porto / Porto Lazer.

A organização garante que esta é a prova de atletismo mais antiga do país. Até 1837, o antigo couto de Paranhos, pertença da Igreja portucalense, fazia parte das Terras da Maia. Foi só a partir deste ano que passou a integrar o concelho do Porto. Atualmente é uma das freguesias mais dinâmicas, onde se destaca o principal polo da Universidade do Porto.

O Sport Comércio e Salgueiros, fundado em 08/12/1911, é um clube eclético. Desde o princípio da sua longa e centenária história, o Salgueiros foi sempre um clube intrinsecamente popular, com uma grande proximidade em relação às classes mais populares e humildes da cidade do Porto, que sempre lhe conferiram um apoio massivo, podendo mesmo falar-se num bairrismo inigualável. O clube teve durante muitos anos, mais concretamente nos que se seguiram à sua fundação, boas possibilidades de se afirmar como um clube de grande dimensão, pois possuía uma massa de adeptos e associados muito grande, tendo o Salgueiros chegado a ser, a este nível, o maior clube do Norte do País.

A corrida de 10 km tinha o percurso dividido em duas voltas. O percurso da caminhada foi de 5 km.

Os resultados individuais da corrida foram os seguintes (clique aqui).

Publicado em 13/01/2020